Informações: Alexandre Vianna
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sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Competência social: imprescindível no mundo dos negócios

Falamos sempre sobre habilidades, competências técnicas, mas, por vezes, esquecemos de algo extremamente importante para o sucesso no mundo dos negócios: a competência social. Saber lidar com diferentes e inusitadas situações, em contextos inesperados, é imprescindível para um profissional que busca sucesso na carreira.

O que é competência social?

Falando resumidamente, competência social é a reunião de todos os conhecimentos que uma pessoa adquire ao longo da vida e que, de alguma forma, usa para gerir os acontecimentos que possam vir acontecer com ela.

Como desenvolver essa competência comportamental?

Lendo e observando muito. As pessoas costumam sempre se inspirar nas situações de sucesso, mas é preciso fazer o contrário também -- observar situações embaraçosas, de constrangimento. Em situações comuns é fácil se sair bem, ter boas respostas, o difícil é ter o mesmo desempenho em situações de saia justa. O exemplo a tomar nem sempre é o de sucesso, o melhor é pegar o contratempo do outro e se imaginar na mesma situação, para ir criando repertório. Imaginar que o mesmo pode acontecer com você ajuda a pensar em como se portar nas situações.

O tempo e a experiência são os grandes aliados para ganhar o tão falado jogo de cintura no convívio social?

Com certeza, mas, nem sempre, um profissional tem esse tempo. Há alguns anos, uma carreira executiva demandava muito tempo e quando um profissional começava a se relacionar com todos os níveis hierárquicos da empresa, já tinha uma maturidade que vinha de anos de trabalho e aprendizado. Hoje, as carreiras executivas são muito rápidas e não necessariamente um jovem executivo teve tempo de aprender com as experiências vividas. Dessa forma, o tempo, que antes era um aliado, hoje falta para alguns profissionais - super preparados tecnicamente, mas ainda “crus” no aspecto comportamental.

Temos responsabilidade sobre a visão que as pessoas têm de nós?

Com certeza, porque a percepção que as pessoas têm a nosso respeito está baseada em três pilares – visão, modo de falar e comportamento. A preocupação que temos de ter é com relação ao que o outro vê a nosso respeito e não ao que achamos que transmitimos. A gente tem mania de pensar que o outro nos vê como nós nos vemos e isso não é verdade. Então tudo que eu mostro para as pessoas precisa ser bom. Como fazer isso? Apresentando-me visualmente bem, falando bem e me comportando de maneira adequada ao ambiente, seja ele qual for.

Quais seriam os principais pontos comportamentais a serem trabalhados com prioridade pelos profissionais?

1 - Procurar se relacionar bem com as pessoas. Isso significa tratar bem e mostrar que é uma boa pessoa, que vale a pena interagir com você.

2 - Minimizar todas as probabilidades de ruídos na comunicação. Se vestir faz parte disso e é fundamental.

3 - Sorrir! Pessoas de sucesso estão sempre sorrindo. Transmitir isso é importante.

4 - Reconhecer que ninguém é bem-sucedido sozinho. Então, é importante saber que você depende de todas as pessoas com quem interage no dia a dia, sejam elas de cargos hierárquicos mais altos ou mais baixos que o seu. Porque do futuro ninguém sabe e nem onde estaremos amanhã.

5 - Não acreditar que pode burlar todas as regras do convívio social e profissional. Ética e valores morais precisam e devem ser preservados e mantidos a todo custo, porque hoje talvez a relação sem ética propicie uma vantagem, mas seguramente isso custa caro depois.

6 - Informar-se sempre. É preciso ter competência cultural, sem a qual também não se vai muito longe. Hoje não tem desculpa para ser uma pessoa desatualizada.

(Fonte: Viviane Macedo Em São Paulo: Licia Egger-Moellwald e Hugo Egger-Moellwald em entrevista ao PROFISSIONAL EM FOCO.).